Transforme as suas informações em conhecimento

  • Introdução
  • Objetivos
  • Características
  • Preço e perguntas

Introdução

Alguns dos desafios da gestão do conhecimento de uma organização:

  • É difícil encontrar as informações distribuídas por toda a organização.
  • As diversas localizações geográficas da organização.
  • O trabalho é feito individualmente.
  • Encontrar as informações não disponibilizadas pelo colaborador.
  • As informações aprendidas não estão sendo reutilizadas.
  • As informações não podem ser acedidas de fora do escritório.
  • Compartilha de conhecimento.
  • Como identificar e compartilhar lições aprendidas.
  • Reutilizar o conhecimento é mais rápido do que criá-lo novamente.
  • O conhecimento deve ser armazenado para ser reutilizado.
  • Barreiras à partilha de informações.
  • Falta de comunicação e partilha de informações.
  • Objetivos da organização indefinidos.
  • Identificar os tipos de conhecimento na organização.

Objetivos

A gestão do conhecimento é um sistema de apoio à decisão que requer a implementação de um modelo que se relaciona com os processos de aprendizagem – por vezes baseados em machine learning – e a captura e transferência de conhecimento com as atividades do dia-a-dia (processo de partilha de conhecimento).

A captura de know-how não é, por si só, suficiente. De certa forma, atitudes apropriadas devem ser encorajadas e uma cultura de apoio mútuo deve ser fomentada na empresa.

As ferramentas e técnicas de aprendizagem devem ajudar a criar uma cultura favorável e atitudes predispostas à partilha de informações.

Características básicas de um modelo de gestão do conhecimento (estratégia de gestão do conhecimento):

  • Promover a conectividade entre sistemas (partilha de soluções de gestão).
  • Crie uma rede de trabalho ou comunidades práticas para compartilhar o know-how. Identificar pessoas com interesses ou disciplinas comuns (inteligência competitiva).
  • Identifique como capturar o que foi aprendido para reutilizá-lo.
  • Gerir a evolução do know-how.
  • Fomentar uma cultura dentro da organização que encoraje o networking entre as pessoas e o trabalho colaborativo.
  • Estabeleça processos para distribuir automaticamente as informações para as pessoas que possam ter interesse em fazer uso delas.
  • Remova as barreiras que impedem a partilha de informações.
  • Acesso Universal à Informação.
  • Defina os tipos de conhecimento na organização.
  • Implementar ferramentas para conectar pessoas e processos (partilha de conhecimento).
  • Identifique líderes de conhecimento em locais-chave.
  • O sistema deve ser flexível, permitindo que ele se adapte às mudanças nos processos dentro da organização.
  • O modelo deve ser renovado periodicamente.
  • Definir estratégias para codificar o conhecimento.
  • Definir processos para transferir o conhecimento.
  • Identificar responsabilidades e competências.
  • Definir processos para identificar automaticamente as informações quando são produzidas.
  • Incentivar a integração do sistema (capturar conhecimento).
  • Compartilhar as lições aprendidas.

"Capturar e transferir o know-how das bases de Foinaven (norte da Escócia) e do Golfo do México foi um fator chave para reduzir os custos de desenvolvimento planeados em 50 milhões de dólares".

Diretor de Desenvolvimento.

Características

Defina uma taxonomia

O OpenKM permite definir um único ponto de acesso a todas as informações - gestão de conteúdos - usando taxonomia. O modelo de segurança ajuda a definir quais as informações que os utilizadores podem aceder.

  • Simples para o utilizador.
  • Funcionalidade básica já construída.
  • Fácil e rápido de implantar.
  • Ajuda a analisar os resultados.
  • Simplifica os processos.

Identificar

Baseado em um modelo de aprendizagem - aprendizagem de máquina - e usando dados existentes dentro do próprio repositório, o OpenKM captura e identifica informações para distribuição e reutilização.

Catalogação automática

As soluções de gestão OpenKM permitem automatizar processos recorrentes usando tarefas automatizadas. Esses processos reduzem custos, minimizam erros humanos e desencorajam os utilizadores a realizar tarefas repetitivas que não contribuem para o conhecimento.

As tarefas do OpenKM são baseadas em eventos que acontecem a documentos, tal como numa máquina de estados. Permite assim a definição automatica da lógica de negócio da sua empresa. Por exemplo, pode-se definir regras com base em eventos e, mover documentos para um novo destino, alterar a segurança, aplicar transformações em documentos (ex: conversão para PDF) entre outros. Graças à sua arquitetura tipo plug-in o OpenKM é facilmente extensível.

Rastreamento

Sistema de gestão de documentos OpenKM, oferece uma trilha de auditoria completa e configurável. Permite que existam provas documentais da sequência de atividades que afetaram, a qualquer momento, uma operação, procedimento ou evento específico.

Conectividade

Webservices REST e CMIS

Protocolos de rede CIFS, FTP e WebDAV suportados.

Gestão de conteúdo empresarial OpenKM, pode ser integrado rapidamente com aplicações de terceiros. Existem integrações disponíveis com Bonitasoft BPM, Microsoft Office e Vtiger entre outros.

Módulos

  • Multi empresas.
  • Arquivador de e-mail.
  • Assinatura Digital e Criptografia
  • Motor BPM integrado.
  • Carimbos (marca d'água).
  • Motor de relatórios.

Base de conhecimento

A gestão de conteúdo empresarial OpenKM, permite criar um ou mais repositórios de conhecimento e torná-los acessíveis a toda a organização. pode encontrar um exemplo prático em https://docs.openkm.com.

A base de conhecimento, por exemplo, ajuda a construir rapidamente um diretório de negócios (processo de captura de conhecimento).

Gerir correspondência

O OpenKM pode ser usado para armazenar toda a correspondência física da empresa, documentos impressos - através de processos de digitalização - bem como e-mails, salvos no repositório.

Crie canais de distribuição

Distribua automaticamente informações personalizadas para utilizadores ou grupos de interesse à medida que são produzidas no repositório.

Colaboração

  • Acesso universal a vários dispositivos.
  • Gestão de tarefas.
  • Calendário.
  • Fórum.
  • Wiki.
  • Notas e anotações em documentos.
  • Edição colaborativa.

Ajuda na tomada de decisão

Auxílio na consolidação de dados para tomada de decisão (DSS Decision Support System).

Relatórios automáticos para controle.

Captura automática de metadados

Sistema de gestão de documentos OpenKM Zone OCR é um sistema de captura de dados e processamento de documentos (captura de conhecimento). Foi projetado para transformar fluxos de documentos de qualquer estrutura em dados prontos para serem usados na organização. Graças à arquitetura OpenKM é possível integrar com tecnologias comerciais como Abby Flexicapture, Kofax e Cognitive Forms entre outras.

Visualização avançada

Existem extensões disponíveis para visualizar arquivos AutoCAD e DICOM. Graças à arquitetura do plug-in OpenKM, é possível torná-lo facilmente extensível a outros formatos.

Controle de versão

O controle de versão é o gestão de alterações nos documentos. As alterações geralmente são identificadas por um código com números ou letras, denominado "número de revisão". Cada revisão está associada a um carimbo de data/hora e ao utilizador que faz a alteração. As revisões podem ser comparadas e restauradas graficamente.

Preço e perguntas

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Questões gerais